segunda-feira, 25 de maio de 2009

ENCONTRO COM OS TERAPEUTAS COMUNITÁRIOS DE JOÃO PESSOA - 22 de maio de 2009

Por Ana Vigarani O Encontro aconteceu no auditório do Hospital Santa Isabel, no dia 22 de maio, com a presença de 50 terapeutas. Muitas ausências foram justificadas pelo encontro ocorrido na Estação Ciência, no mesmo horário

Após a dinâmica de acolhimento,foi feita apresentação do relatório bienal sobre a T.C. no município de João Pessoa . Foram levantadas algumas questões que necessitavam de encaminhamentos ....Foram pactuados os seguintes aspectos:

1. Entregar as fichas das TCs,todo final de mês na Secretaria,
2. Cada terapeuta procure priorizar a regulariadade de funcionamento da T.C. nos seus grupos e na comunidade,
3. Procurar formas de divulgar a TC nas comunidades e dentro das Unidades de Saúde,
4. Fazer um encontro com todos os terapeutas, a cada dois meses para fazer reforço, cultivo e partilha ... Será sempre na última sexta feira do mês -dia 31/07/2009 à tarde,
5. Encaminhar um ofício à coordenação do DAS,solicitando um Curso ”Cuidando do Cuidador”,
6. Ficou formada uma comissão com representantes dos Distritos Sanitários para motivar e fazer circular as informações, seguem os nomes das pessoas:
DS I - Cristina e Rejane
DS II - Socorro Gomes
DS III - Kalina
DS IV - Solange
DSV - Ana Paula

7. Elaborar um oficio solicitando que se providencie um espaço físico pra encontros de grupos nas Unidades de Saúde, inclusive para o uso da terapia comunitária: responsáveis serão Walkiria, Kalina e Socorro Silva,
8. Envolver o grupo com trabalhos manuais,passeios,lanches coletivos,quadrilhas, músicas para evitar a rotina nas rodas de TC,
9.Vincular a prescrição de psicotrópicos à participação do usuário na terapia comunitária
10. V Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária em Beberibe, setembro de 2009: Quem quiser enviar trabalhos, contatar Lucineide Braga

OBS. Procurar levar a terapia comunitária também para outras Unidades de Saúde,onde não houver terapeutas

sábado, 23 de maio de 2009

O que é ser um terapeuta comunitário

Um terapeuta comunitário é uma pessoa que quer sarar constantemente das suas neuras, das suas dificuldades pessoais, de, como pessoa deste tempo, homem ou mulher do século XXI, abrir caminho para seus sonhos, suas possibilidades e suas capacidades para ser feliz.

É alguém que aprendeu, de repente ou num processo, que não poderia sarar sozinho, pois que não fora sozinho que adoecesse. Suas dores foram coletivas, embora aninhadas no seu ser individual.

O terapeuta comunitário aprendeu a lembrar de si e lembrar outros de si mesmos. Não como técnica apenas, mas sobre tudo como prazer pessoal, como satisfação de ver o outro crescer no processo mútuo de construção da própria pessoa.

Um terapeuta comunitário é alguém que lembrou das suas raízes, do lugar e da família, do bairro ou da terra, da província ou do estado de origem. O terapeuta, ao lembrar de si, reconstitui a sua história, sua memória, seus afetos, suas lutas, e se torna um motivador da libertação pessoal e coletiva.

O terapeuta comunitário aprendeu que é dando que se recebe. No convívio com os pobres, rompeu barreiras que as socializações posteriores à primária, estabeleceram no seu ser, retomando o contato com a fonte viva da vida. A gratuidade e a generosidade das pessoas do meio popular, sua fé e solidariedade, sua esperança ativa, renovam no terapeuta comunitário a sua própria resiliência.

O terapeuta comunitário rompeu com o autismo universitário, com o egocentrismo intelectualista, com os preconceitos que o isolavam de si mesmo e da vida e das pessoas ao seu redor. Por viver em rede, ele se restitui constantemente à trama da vida. O símbolo da terapia comunitária, a teia da aranha, mostra o trabalho constante do ser humano, terapeuta ou não, por estabelecer conexões vitais em todas as direções. Para dentro e para fora. Consigo, contigo, com o passado, o presente e o futuro. Com Deus, com a terra, com os vizinhos, com as pessoas com que se encontra a qualquer momento e em qualquer lugar. O terapeuta comunitário é um germe do homem e da mulher novos pelos quais trabalharam, sonharam e morreram milhares de pessoas em todos os tempos e em distintos lugares da Terra.

Ele é uma semente de esperança viva e ativa.

E muitas outras coisas que iras descobrindo na tua própria caminhada.

BEMVINDOS/AS

Este é o Blog do MISC-PB, e pretende ser um lugar de troca de informações, contatos entre os terapeutas comunitários e demais pessoas interessadas na saúde mental comuitária no Estado da Paraíba. Quem quiser colocar informações sobre atividades da TC na Paraíba, como encontros, cursos, treinamentos, editais de convocação, publicações, artigos, etc, sinta-se à vontade para contar a cooordenação do Polo Formador, Maria Djair Dias mariadjair@yahoo.com.br para pegar o login para postar no Blog, bem como a contrasenha necessária para acessar o mesmo.